segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Formação Mesas Educacionais

Formação das Mesas Educacionais - Equipe NTM
EMEF Estela de Araújo Compasso
Data: 24, 25 e 26/08/2016.
Apresentar as possibilidades de utilização das ferramentas  e softwares da Mesa Educacional Alfabeto, Mesa Educacional E-Blocks Matemática e Software Kid Pix Deluxe 3, como recurso didático a ser inserido no planejamento dos professores da rede municipal de ensino.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NTM em 2016 integrado ao CFPE de Porto Velho


O Núcleo de Tecnologia Municipal passou a integrar a partir de 01/02/2016 a equipe do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Porto Velho. No dia 04/02/2016 a coordenadora NTM juntamente com a técnica e as formadoras do Núcleo participaram de uma reunião de apresentação com a Diretora do CFPE a Sra Raimunda Nonato. A partir da nova direção serão encaminhadas novas formações em TIC para a comunidade escolar neste ano letivo.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

SEMED INICIA CAMPANHA POR UMA INTERNET SEGURA NAS ESCOLAS DE PORTO VELHO

“Campanha por uma Internet Segura”

O Dia da Internet Segura no Brasil ("Safer Internet Day") é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 85 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. Este ano foi comemorado no dia 10 de Fevereiro com o tema “Construindo juntos uma internet melhor”.
O objetivo deste evento é estimular que diferentes atores realizem atividade de promoção do uso responsável e seguro da rede nas principais regiões do país e do mundo. A ONG SaferNet Brasil é a coordenadora da campanha e acredita que é necessário chamar a atenção dos diferente setores da sociedade para ampliar a proteção de crianças e adolescente na rede mundial de computadores, pois a responsabilidade é de todos.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

NTM com cursos do Programa Formação pela Escola


O NTM de Porto Velho junto com sua equipe de formadores e tutores externos contribui com a qualidade da educação em nosso município através da Parceria com O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O NTM de Porto Velho, estará finalizando neste mês de Agosto/2014 os cursos de Competências Básicas, PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), CSC (Controle Social para Conselheiros) para a comunidade escolar das escolas municipais de Porto Velho e Distrito de Extrema. Sob a coordenação pedagógica da formadora Mariléia Simoa, os tutores Maria Lenilza Gurgel Silva, Joselita Felix, Marlei Dill, José Pereira e Joseli da Silva, realizaram os cursos citados com muito empenho e dedicação.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Paulo Freire e Seymour Papert





O Futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Um bate papo memorável entre dois ícones da pedagogia moderna.


Papert, Seymour M. por meio de seu livro, A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática, vêm abordar ao longo dos dez capítulos do livro ás diversas formas de utilização dos computadores pessoais na educação. Tendo vivido na época da historia da computação, mais especificamente na década de 50, Papert pôde presenciar a evolução dos computadores desde as criações das primeiras maquinas informatizadas de grande porte (enormes) e de acesso limitado a poucas pessoas até aos dias atuais com o desenvolvimento das mesmas para maquinas portáteis, onde estas já estão presentes nas residências e na vida de muitas pessoas em diversas classes sociais.
A máquina das Crianças aponta as contribuições e benefícios da implantação dos computadores na educação, assim como também coloca as barreiras criadas pela escola para aceitar a presença e utilidades dos computadores para o processo de ensino-aprendizagem.