Formações


Cursos do PROINFO Integrado - 
Edição de 2013

Introdução a Educação Digital  (60horas) 
  • Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade. 
Aqui se busca a percepção da escola como um espaço privilegiado para a promoção da inclusão digital; o reconhecimento de que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital e que a incorporação da tecnologia ao processo educativo, cria oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
  • Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores. Dentre elas: 
- Conceituar os componentes do computador e do sistema operacional;

- Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);

- Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);

- Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos;

- Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);

- Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais, reconhecendo as possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes formatos.

- Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da WEB.

- Identificar os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao compartilhar informações em rede.

  • Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas computacionais utilizadas durante o curso; 
  • Analisar preliminarmente o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem: 

- Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;

- Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs, wikis, youtube, etc.);

- Conceituar e reconhecer as especificidades comunicativas, das principais textualidades digitais e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais;


Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (60h)

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico- práticos para que os professores e gestores escolares possam:

• compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

• planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

• utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.



O curso é composto por quatro unidades de estudo tendo cada uma objetivos específicos conforme descrito abaixo:

Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

• Contextualizar a temática: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

• Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua.

• Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis.

• Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.

• Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, internet).


Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia 

• Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola).

• Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na internet (Wikipédia e Blogs entre eles).

• Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.

• Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional.

• Promover algumas reflexões iniciais sobre a relação entre esta forma de representação (o hipertexto) , os novos processos de leitura e escrita gerados e as práticas pedagógicas correspondentes.

• Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando dos Blogs como possíveis ferramentas de edição de hipertextos.

Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologia 

· Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.

· Propiciar o planejamento e aplicação de ações, na perspectiva da pedagogia por projetos

· Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos, com o uso de tecnologias.

· Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.


Unidade 4: Prática pedagógica e mídias digitais

• Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.

• Conhecer algumas das novas possibilidades pedagógicas trazidas pelas mídias digitais.

• Apresentar os repositórios de mídias da internet, em particular, os do MEC.

• Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de mídias, debater formas de uso, bem como colocar disponíveis para terceiros as experiências que os cursistas vierem a desenvolver.

• Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens) para a síntese e expressão de conhecimentos construídos no desenvolvimento de projetos.

• Apresentar as etapas e os recursos essenciais na produção de imagem, áudio e vídeo digitais.

Elaboração de Projetos (40h) 

Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o curso Elaboração de Projetos (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:

· Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;

· Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);

· Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;

· Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).





Redes de Aprendizagem (40h)

O curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos gerais:

· Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade altamente tecnificada;

· compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.

· compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O curso está dividido em três unidades que têm como objetivos específicos:

Unidade 1: Cultura midiática e escola: Problema?

· Incentivar o início de reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens,de modo a nos tornar mais afins à uma atuação em conjunto com eles, sendo mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades e proporcionando um uso mais útil e significativo das tecnologias.

· Iniciar-se na experimentação pessoal do uso das redes sociais.

Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais

· Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.

· Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.

· Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais, em especial o Portal do Estudante.

Unidade 3: Mídias Sociais e Escola– Caminhos para a Cidadania

· Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de posicionar-se de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação nos desafia.

· Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.

· Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.




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